Life Cycle Assessment (LCA) e movimento Zero waste - a sustentabilidade dos produtos

Filipa • fev. 13, 2023
ODS - SDG

Em que te ajuda a LCA?

Life Cycle Assessment (LCA) e movimento Zero waste. Em que te ajuda a LCA?

 

Todas as maçãs fuji são iguais?

Podem ser parecidas, ter a mesma cor, calibre, formato e peso.... mas cada uma delas tem uma história diferente: desde ser semente até depois de deixar a tua casa, em forma de peles e caroços.

 

Esse é, mais ou menos, o percurso analisado quando fazemos uma LCA (Análise do Ciclo de Vida) de um produto. E porque é importante? Porque uma maçã fuji importada não fez o mesmo percurso que uma local, parece-nos que a local é mais sustentável. Mas e se a produção nacional usou uma quantidade exorbitante de água ou de outros recursos? Há casos já analisados sobre produtos agrícolas importados que, apesar das emissões geradas em transporte, acabam por ser mais sustentáveis do que os locais.


Para identificar qual a opção mais sustentável, embora já o intuamos precisamos de números. Esses números são nos dados pela LCA!

 

O que é o ciclo de vida de um produto?

 

O ciclo de vida de um produto começa na obtenção das suas matérias-primas e termina no seu fim de vida, podemos considerar fim de vida o que acontece no post-uso (transforma-se num resíduo? Em composto? É reciclado?).

 

O que compreende um LCA

 

Um LCA é uma análise que calcula todos os aspetos ambientais e os impactos potenciais em todo o ciclo de vida de um produto. Inclui ‘entradas’ (inputs) e ‘saídas’ (outputs).

 

É uma ferramenta muito completa de análise pois tanto tem em conta recursos, partes e produtos, matérias-primas, transporte, eletricidade, energia... (as entradas ou inputs) como também tem em conta as emissões geradas a todos os níveis (ar, água, solo) os resíduos e subprodutos (as saídas ou outputs).


Fases para desenhar um LCA 


Ao desenhar um LCA temos de passar algumas fases:

A) Quais são os objetivos/alcance desta análise? – quero analisar todo o ciclo de vida de um sabonete ou quero analisar a fase de produção de 4 sabonetes diferentes?;

B) Listar todas as entradas : identificar e quantificar cada input que possa ter impacto;

C) Avaliar os impactos do LCA – qual a pegada de carbono de cada elemento da lista? Os elementos que impactam através de outro tipo de gás que não o carbono são calculados em carbono equivalente e assim o resultado final é expresso em CO2.

D) Interpretar os resultados, podendo assim identificar oportunidades para melhorias tendo por base os impactos que resultaram de todo o trabalho de análise do LCA

 

A LCA no quotidiano

 

Com o tempo todos vamos estar cada vez mais familiarizados com a LCA dos produtos que consumimos; alguns bancos já permitem aos clientes ver um cálculo do carbono emitido em determinada compra, calculando assim a diferença de emissões de comprar um croissant ou uma viagem de avião.

 

O conhecimento desta ferramenta e a sua generalização podem traduzir-se em ganhos ambientais enormes, já que é uma forma completa de obter informação facilmente comparável e de fácil interpretação, que ajudaria qualquer pessoa, mas muito em especial os que procuram reduzir o desperdício de recursos e ter um estilo de vida zerowaste.

 

Se estas métricas estiverem disponíveis e caso sejam aplicadas a setores do quotidiano (alimentação, cosmética, transporte) os ganhos ambientais podem ser enormes, empoderando o consumidor com informação transparente para fazer a sua escolha.


Parece-te uma ferramenta útil? O LCA já te ajudou na escolha de algum produto?

Cosmética e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Por Filipa S. F. 29 nov., 2022
Em 2015, foi adotada pelas Nações Unidas a Agenda 2030, onde se definiram objetivos sociais, ambientais e económicos para a humanidade a atingir até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , que são 17 e contêm 169 metas no total. Na Agenda 2030 reconhece-se um papel importante para atingir os ODS ao setor privado e às empresas, para além das instituições governamentais, tanto que o objetivo 17 debruça-se exatamente sobre as parcerias para atingir os objetivos. As empresas, independentemente do seu tamanho e setor, podem implementar algumas destas metas e, assim, contribuir para que estejamos mais perto de atingir os ODS. Quisemos descobrir como os atores económicos do setor cosmético (fornecedores, produtores e consumidores) podem contribuir para os ODS.
Por Filipa S. 02 mar., 2022
Prós e contras
Por Filipa 17 nov., 2021
Com a COP26 que acaba de decorrer Glasgow, vimos uma excelente oportunidade para responder à pergunta: a cosmética contribui às mudanças climáticas?
Cosmetics and climate change
Por Filipa 17 nov., 2021
COP26 just took place in Glasgow, and we found it a great opportunity to ask: do cosmetics contribute to climate change?
Cosmética y emisiones de carbono
Por Filipa 17 nov., 2021
Con la celebración de la COP26 en Glasgow, la pregunta que se impone es: ¿contribuye la cosmética al cambio climático?
Sabonete sólido; champô sólido
Por Filipa Sousa 08 jul., 2021
Os produ tos sólidos são mais sustentáveis?
Sustainable solid cosmetics
Por Filipa Sousa 08 jul., 2021
Os produ tos sólidos são mais sustentáveis?
Vida sustentável
Por Filipa 04 jun., 2021
7 passos simples
Show More
Share by: