É agora!

Filipa - Soap 4 Life Founder • mai. 24, 2021
ODS - SDG

Image by ivabalk from Pixabay 

Não é uma corrida, é uma maratona

Sustentabilidade

 A melhor coisa, e mais assustadora, é sair da nossa zona de conforto.

Empreender e tentar ser mais sustentável são desafios, tentar reinventar um produto e transformá-lo numa solução inovadora é um desafio ainda maior! E foi assim que a Soap 4 Life começou, uma marca que nasce da certeza que juntos, podemos fazer a diferença e podemos fazer melhor. E de uma pergunta....e se?


 ....e se os produtos pensados para melhorar o nosso bem-estar, fossem também pensados para melhorar o bem estar ambiental e social? E se esse bem-estar e inovação chegasse a muitas pessoas, e, se?!

Esta ideia surgiu em 2019, foi cortada, ampliada, reformada, transformada, foi cozida, assada e frita (muito frita!)... não sei dizer quantas vezes mudaram os planos de negócios e as demais ferramentas orientadoras, aquilo que nunca mudou foi o compromisso! Oferecer soluções de higiene e limpeza sustentáveis, de qualidade e acessíveis, de proximidade, e que gerassem benefícios sociais e ambientais.

E não podíamos estar mais felizes de termos chegado até aqui, muitas vezes surgiu a dúvida, valerá a pena continuar com este projeto? Porque as soluções encontradas não são perfeitas. Mas afinal, seria justo não partilhar com outras pessoas aquilo que conseguimos, só por não ser perfeito?


Agora, em 2021, chegamos até todos com os nossos produtos:

 

  • sólidos, pensados para ter a menor pegada hídrica e impacto ambientais possíveis, pela escolha dos seus ingredientes;
  • produzidos em colaboração com outras pequenas unidades artesanais nacionais;
  • minimização de embalagens e de resíduos gerados em todo o processo.

 

Não somos um modelo de negócio muito comum, trabalhamos em colaboração com quem faz, e faz bem!


Os nossos produtores produzem de forma artesanal, fora dos grandes centros urbanos do país; os nossos fornecedores diretos, em grande parte agricultores, trabalham as suas terras em empresas familiares.


Os nossos produtos são perfeitos do ponto de vista da sustentabilidade (ambiental, social e económica)?
Não....mas são muito bons, e resultado de uma grande rede de colaboradores, sem os quais seria impossível termos chegado até aqui. Vamos continuar a melhorar, sempre. E aqueles que nos confiam os seus pedidos, e aspirações, são fundamentais para isso: escrevam-nos, comentem, quando pensamos juntos, debatemos e ouvimos-nos, conseguimos melhores resultados.

Sabemos que há muito por fazer a nível de sustentabilidade, e que muitas das soluções não são perfeitas, mas também sabemos que agora é o momento em que fazer melhor, faz ainda mais diferença! Porque é agora que construímos o futuro!

'We don’t need a handful of people doing zero waste perfectly. We need millions of people doing it imperfectly'
Anne-Marie Bonneau (Zero Waste Chef)

E se encontraram este blog e site, é porque estão interessados em sustentabilidade e em soluções com menor impacte ambiental, e não duvide que procurar, é o primeiro passo para encontrar e poder fazer, e sem esse primero, nenhum pode seguir :)


¡Seguimos!


Um abraço,
Filipa

Cosmética e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Por Filipa S. F. 29 nov., 2022
Em 2015, foi adotada pelas Nações Unidas a Agenda 2030, onde se definiram objetivos sociais, ambientais e económicos para a humanidade a atingir até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , que são 17 e contêm 169 metas no total. Na Agenda 2030 reconhece-se um papel importante para atingir os ODS ao setor privado e às empresas, para além das instituições governamentais, tanto que o objetivo 17 debruça-se exatamente sobre as parcerias para atingir os objetivos. As empresas, independentemente do seu tamanho e setor, podem implementar algumas destas metas e, assim, contribuir para que estejamos mais perto de atingir os ODS. Quisemos descobrir como os atores económicos do setor cosmético (fornecedores, produtores e consumidores) podem contribuir para os ODS.
Por Filipa S. 02 mar., 2022
Prós e contras
Por Filipa 17 nov., 2021
Com a COP26 que acaba de decorrer Glasgow, vimos uma excelente oportunidade para responder à pergunta: a cosmética contribui às mudanças climáticas?
Cosmetics and climate change
Por Filipa 17 nov., 2021
COP26 just took place in Glasgow, and we found it a great opportunity to ask: do cosmetics contribute to climate change?
Cosmética y emisiones de carbono
Por Filipa 17 nov., 2021
Con la celebración de la COP26 en Glasgow, la pregunta que se impone es: ¿contribuye la cosmética al cambio climático?
Sabonete sólido; champô sólido
Por Filipa Sousa 08 jul., 2021
Os produ tos sólidos são mais sustentáveis?
Sustainable solid cosmetics
Por Filipa Sousa 08 jul., 2021
Os produ tos sólidos são mais sustentáveis?
Show More
Share by: